Você, sabe o que é CNAI e PTAM?
As duas siglas são comuns no mercado imobiliário, mas nem todo profissional da área domina o tema.
Tratam-se de termos técnicos relacionados à avaliação de imóveis, uma ferramenta muito importante para os negócios no setor. Acompanhe o artigo a seguir para entender mais sobre o que é CNAI e PTAM e a sua importância para a atuação no mercado imobiliário.
O que é CNAI?
CNAI é o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, um cadastro realizado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
O Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) é uma licença necessária para que o corretor esteja habilitado a atuar com avaliações de imóveis.
Para realizar o CNAI, o profissional deve estar devidamente inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão regulador do mercado imobiliário.
Com o CNAI, o corretor de imóveis está habilitado a emitir o PTAM, documento de que falaremos mais a seguir.
O que é PTAM?
PTAM é o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, documento emitido após a avaliação imobiliária.
O documento tem o objetivo de estabelecer o valor comercial do imóvel, com base em critérios técnicos aplicados pelo avaliador imobiliário habilitado com o CNAI.
Para ter validade, o PTAM deve conter as seguintes informações:
- Identificação da pessoa solicitante;
- Objetivo do parecer técnico;
- Identificação e descrição do imóvel (número da matrícula, endereço e identificação do proprietário);
- Identificação da metodologia utilizada;
- Valor comercial do imóvel;
- Currículo e assinatura do Avaliador de Imóveis.
Um ponto importante para criar um bom Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica é a descrição do imóvel.
Uma descrição do imóvel bem rica em detalhes é fundamental para garantir que a avaliação do imóvel seja mais assertiva. Além do descritivo detalhado sobre o próprio imóvel, o PTAM deve conter informações sobre a infraestrutura da região em que está localizado.
Todas as informações que possam impactar no valor do imóvel devem fazer parte do Parecer Técnico Mercadológico, a fim reforçar os argumentos técnicos que justificam a precificação concluída a partir da avaliação do imóvel.
Diferença entre avaliador imobiliário e perito avaliador de imóveis?
Embora pareçam sinônimos, há algumas diferenças entre um avaliador de imóveis e um perito avaliador.
O avaliador tem a missão de apontar apenas o valor comercial do imóvel, levando em consideração os fatores de que falamos acima.
O perito, por vez, traz mais detalhes sobre o estado imóvel, fazendo uma análise criteriosa do mercado em que o produto está inserido e aponta possíveis falhas do imóvel em questão.
O que diferencia estes dois profissionais, por fim, é o nível de especialização e prática de quem vai avaliar o imóvel.
A importância do CNAI e PTAM na avaliação de imóveis
Como vimos, CNAI e PTAM são, respectivamente, a habilitação e o documento necessários para a avaliação de um imóvel.
Ambos são de extrema importância para o mercado imobiliário, visto que, sem seguir estes processos, a avaliação de imóveis é inviabilizada.
A avaliação de imóveis, por si só, é um elemento fundamental para o mercado imobiliário.
Isso porque, através desse processo, é possível precificar o imóvel corretamente, garantindo uma negociação mais segura tanto para o corretor, como para o comprador e o proprietário.
É através da avaliação imobiliária que conseguimos reunir detalhes sobre o imóvel, gerando também documentação que garante mais idoneidade ao mercado e seus negócios.
Dominar temas como a avaliação imobiliária reforça o repertório do corretor e garante que ele terá sua atuação correta, seguindo os procedimentos definidos pelos órgãos reguladores da profissão.
Para manter-se atualizado sobre este e outros temas, vale apostar em cursos como o Conecta Academy, que mantém o corretor de imóveis em dia com os principais assuntos do mercado.
Você já conhecia os termos CNAI e PTAM? Conte pra gente o que achou